13 de junho de 2024 10:21

freitasnews16

6 receitas da culinária mineira para o almoço

Para os mineiros, cozinhar é uma arte. Geralmente, eles preparam delícias de todo tipo, pois são muito hospitaleiros e gostam de mesa farta para receber a família e os amigos. Em vista disso, os pratos, originalmente simples, foram ganhando ao longo dos tempos ingredientes e um toque especial. Hoje, a gastronomia do estado é uma das mais ricas e saborosas.

Frango com quiabo.

A seguir, confira 6 receitas de comidas mineiras que vão fazer sucesso na sua mesa!

Frango com quiabo
Ingredientes
1 frango caipira cortado em pedaços médios  
500 g de quiabo cortado em rodelas grossas 
1 colher de sopa de óleo 
1/2 cebola descascada e cortada em cubos  
4 dentes de alho descascados e amassados 
Suco de 2 limões 
Sal, óleo, salsinha e cebolinha picada a gosto  
1 folha de louro 
Água fervente
Modo de preparo 
Em uma panela, coloque o frango, cubra com água, coloque o suco de limão e leve ao fogo médio para cozinhar até levantar fervura. Desligue o fogo, escorra a água e reserve. Em outra panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o frango e doure. Depois, retire o frango da panela, escorra o óleo e reserve. Na mesma panela, coloque o óleo e aqueça em fogo médio. Acrescente o alho, a cebola e o quiabo e refogue até o quiabo deixar de soltar a “baba”. Junte o frango frito e cubra com água fervente. Acrescente a folha de louro e o sal, tampe a panela e cozinhe em fogo médio até o frango ficar macio. Desligue o fogo, polvilhe com cebolinha e salsinha e sirva em seguida.

Feijão-tropeiro
Ingredientes 
1 kg de feijão cozido e sem caldo 
500 g de linguiça calabresa picada 
500 g de bacon picado 
6 ovos fritos 
2 pimentões sem sementes e picados 
4 cebolas descascadas e picadas 
4 dentes de alho descascados e amassados 
5 folhas de couve picadas 
1/2 kg de farinha de mandioca torrada 
1 pimenta vermelha picada
Sal e cheiro-verde picado a gosto 
Modo de preparo 
Em uma panela, coloque o bacon e a calabresa e leve ao fogo médio para fritar. Com a ajuda de uma colher, retire-os da panela e reserve. Na gordura que fritou o bacon e a linguiça, coloque o alho e refogue até dourar. Adicione o pimentão, a cebola, os ovos, a couve, a pimenta e sal e mexa bem. Acrescente a farinha de mandioca e misture para incorporar. Por último, coloque o feijão e o cheiro-verde e sirva em seguida.

 

Tutu de feijão
Ingredientes 
3 conchas de feijão cozido e com caldo 
1 colher de sopa de óleo 
1 linguiça calabresa cortada em rodelas 
1 xícara de chá de bacon picado 
1 xícara de chá de farinha de milho
Sal, pimenta-do-reino moída, salsinha e cebolinha picada a gosto 
Óleo para fritar
Modo de preparo 
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a linguiça e o bacon e doure. Desligue o fogo e reserve. Em um liquidificador, coloque o feijão e bata bem. Após, transfira a mistura para a panela com o bacon e a linguiça e tempere com sal e pimenta-do-reino. Aos poucos, acrescente a farinha de milho e leve ao fogo médio para cozinhar até engrossar. Desligue o fogo, junte a salsinha e a cebolinha e sirva em seguida.

Goiabada cascão

Goiabada cascão
Ingredientes
1 kg de goiaba
1 kg de açúcar cristal
60 ml de água
Modo de preparo
Lave as goiabas em água corrente e, com a ajuda de uma faca, corte-as ao meio. Retire a polpa e reserve as cascas. Em um liquidificador, coloque a polpa da goiaba, adicione a água e bata até obter uma consistência homogênea. Com a ajuda de uma peneira, coe a mistura e retire as sementes. Transfira para uma panela, junte as cascas das goiabas e o açúcar e leve ao fogo médio para cozinhar até levantar fervura, mexendo de vez em quando. Após, reduza o fogo e cozinhe até o doce desgrudar do fundo da panela, amassando as cascas com a ajuda de uma colher. Desligue o fogo, transfira a mistura para uma assadeira forrada com plástico-filme e espere esfriar. Sirva em seguida.

Vaca atolada
Ingredientes 
1 kg de costela de boi cortadas em pedaços médios
1 kg de mandioca descascada e cortada em cubos 
3 colheres de sopa de óleo  
2 tomates sem pele, sem sementes e picados 
1 pimentão verde sem sementes e cortado em fatias 
2 cebolas descascadas e cortadas em rodelas finas 
Sal, cheiro-verde e cebolinha picada a gosto    
Água 
Modo de preparo 
Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione as costelas e refogue até dourar. Acrescente os tomates, o pimentão, as cebolas e o sal e cubra com água. Cozinhe até a carne ficar macia. Junte a mandioca e cozinhe até ficar macia. Desligue o fogo, polvilhe com cheiro-verde e cebolinha e sirva em seguida.

Bambá de couve
Ingredientes  
2 colheres de sopa de fubá 
1/2 xícara de chá de água  
800 ml de caldo de carne quente
300 g de linguiça calabresa cortada em rodelas 
5 folhas de couve rasgada e sem os talos 
Modo de preparo  
Em uma frigideira, coloque o fubá e leve ao fogo médio para torrar. Desligue o fogo e reserve. Na mesma frigideira, coloque a linguiça e leve ao fogo médio para fritar. Desligue o fogo e reserve. Em um recipiente, coloque o fubá torrado e o caldo de carne e misture bem. Junte a couve e a linguiça e mexa até engrossar. Sirva em seguida.

terra

Compartilhe: