freitasnews16

Você sabe quais são os sinais da dengue na pele? Saiba quais cuidados para a prevenção

A picada do Aedes aegypti, vetor da dengue, não gera incômodos, mas pode culminar em sintomas severos dentro de até 10 dias. O vírus pode causar uma ampla gama de ocorrências, desde uma doença semelhante à gripe até formas graves da doença. Os sinais mais comuns incluem febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos. Uma vez infectada, a pessoa pode ter complicações graves, especialmente se não receber tratamento adequado.

Diante desse cenário, a prevenção é fundamental na luta contra a dengue, e há formas eficazes de prevenir o mosquito:

1. O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Portanto, é essencial eliminar todos os recipientes que possam acumular o líquido ao redor da casa, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias e recipientes de plástico. Além disso, é necessário virar os recipientes de cabeça para baixo, a fim de evitar o acúmulo de água;

2. O uso de repelentes também é um importante aliado para a prevenção da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), repelentes industriais com o princípio ativo icaridina são os mais indicados;:

3. Colocar telas em janelas e portas pode ajudar a impedir a entrada de mosquitos dentro de residências. Além disso, dormir sob um mosquiteiro pode oferecer proteção adicional durante a noite;

4. Vestir roupas que cubram a maior parte do corpo, como calças compridas e camisas de manga longa, pode reduzir a exposição às picadas de mosquito.

Para amplificar o tratamento da doença, a prefeitura de São Paulo ampliou o horário de funcionamento de Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) para até às 22h, além de contratar cerca de 500 médicos para reforçar os atendimentos.

bandnewstv

Compartilhe: