20 de abril de 2024 05:06

freitasnews16

Qual o melhor açúcar para diabéticos? Veja 11 tipos de açúcares

O controle da diabetes deve ser feito levando em consideração muitos fatores, dentre eles a regulação do consumo de açúcar. Mas, afinal, existe algum tipo de açúcar que seja considerado saudável? A resposta não é tão simples, pois tudo depende do contexto geral. Isso significa que, se sua alimentação estiver bem equilibrada, há espaço para todos os alimentos. No entanto, é um fato que, ao incluir o açúcar na dieta, existem opções mais interessantes do que o tradicional açúcar refinado. Por isso, com a orientação da nutricionista funcional esportiva e vegetariana, Cintia Pettinati, entenda 11 tipos diferentes desse produto.

11 tipos de açúcar e suas características

Açúcar mascavo

É o açúcar bruto, escuro e úmido, obtido após o cozimento do caldo de cana. Por não passar pelo refinamento, ele mantém o cálcio, o ferro e os sais minerais, tornando-se uma opção mais saudável. No entanto, é importante lembrar que ainda é calórico e tem um sabor semelhante ao caldo de cana.

Açúcar demerara

Conhecido por ser uma das formas mais caras de açúcar da cana-de-açúcar, o demerara é também uma opção popular para doces sofisticados. Tem um sabor mais suave que o mascavo e é submetido a um processo de purificação e refinamento, mas sem aditivos químicos, mantendo os minerais da cana.

Açúcar orgânico

Similar ao mascavo, o açúcar orgânico é cultivado sem agrotóxicos e não passa por refinamento, resultando em grãos mais grossos e uma cor mais escura. Seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e à preservação dos sais minerais.

Açúcar light

Indicado para quem busca emagrecer, o açúcar light é uma mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame. Apesar de não ser isento de calorias, adoça mais e é utilizado em menor quantidade, resultando em menor ingestão calórica.

 Açúcar de coco

Uma opção leve, menos calórica e mais nutritiva do que os adoçantes tradicionais. Possui um baixo índice glicêmico, o que impede picos de glicose no sangue, sendo indicado para dietas específicas e para pessoas com diabetes.

Melado de cana

É a forma líquida extraída diretamente da cana-de-açúcar, rica em nutrientes como ferro, cálcio e selênio. Indicado para fortalecer o sistema imunológico e fornecer energia.

Maltodextrina

Resulta da hidrólise do amido ou da fécula e é rapidamente metabolizada no organismo, causando um aumento rápido nos níveis de insulina no sangue.

Frutose

Adoçante natural extraído de frutas ou do milho, é mais doce que o açúcar comum, mas possui menos valor nutricional e é frequentemente usado na indústria de alimentos.</p >

Açúcar cristal

Possui cristais grandes e transparentes, semelhantes ao açúcar refinado, e é utilizado para adoçar líquidos e preparar receitas.

Açúcar de confeiteiro

Com grãos superfinos, é ideal para fazer coberturas e glacês mais homogêneos, além de ser usado na decoração de bolos e biscoitos.

Açúcar refinado

O tradicional açúcar encontrado em supermercados, passa por um processo de refinamento que inclui a adição de produtos químicos, resultando na perda de vitaminas e minerais.

Fonte: Saúde em Dia

Compartilhe: