12 de junho de 2024 18:14

freitasnews16

Seria a acerola a fruta mais completa?

Lembra quando seus pais comparavam as frutas a super-heróis quando você era criança? Se eles falaram da acerola para você, talvez não estavam tão errados assim, pois, aparentemente, ela tem super poderes. Confira as informações divulgadas no jornal La Nación: Entre as qualidades da acerola, estão vitamina C, antioxidantes, fibras, vitaminas, reguladores intestinais e baixas calorias. Além disso, ajuda no combate de gripe, alergias e estresse. A forma de consumo pode ser em fruta, em suco ou em pó, e sua cor pode variar entre laranja, vermelho e amarelo – depende da fase de maturação.

Vitamina C

A principal característica nutricional é o teor alto de vitamina C. Porém, não pense que a concentração em todas será a mesma, pois pode variar de acordo com o clima, a maturação e a estação do ano. O Conselho Geral de Farmácias da Argentina afirma que o melhor momento para aproveitar o componente é enquanto ainda está verde. E, segundo o nutricionista Matías Marchetti, a acerola armazena a vitamina C na polpa para se proteger das condições climáticas e dos insetos.

Proteção do cérebro
O burburinho na ciência está sendo tanto, que todo mundo está de olho nesta frutinha. Inclusive, um estudo publicado no Journal of Food Science and Technology mostra que ela pode proteger o hipocampo do cérebro do estresse oxidativo. Entre as causas, estão a má alimentação e a obesidade.

A prova veio através de uma experiência feita com ratos de laboratório. Eles beberam suco de acerola em diversas etapas do amadurecimento. Com isso, chegaram à conclusão de que as mudanças no metabolismo energético causadas pela obesidade podem ser canceladas pelo efeito da acerola.

Função metabólica
Uma pesquisa publicada na revista Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry mostrou que o alimento também ajuda a diminuir as diarreias, dores na região abdominal e curar a disfunção hepática. Resumidamente, ela cuida das inflamações intestinais.

Atua na pele
Alguns especialistas afirmam que ela pode ser mais efetiva que alguns cremes. Isso porque um Laboratório de Biologia Celular descobriu que ela diminui a produção excessiva de melanina, evita o envelhecimento precoce e contribui para o descongestionamento e purificação da pele, já que favorece a oxigenação cutânea. Além de tudo, Marchetti aponta que facilita a regeneração dos tecidos, a cicatrização de feridas e aumenta a produção de colágeno.

Todo mundo pode consumir acerola?
Desde que você não tenha alguma alergia ou intolerância à fruta ou aos seus componentes, está liberado ingeri-la, segundo o nutricionista. Ademais, no caso de alguma doença renal, ingestão de medicamentos anticoagulantes, diabetes ou gravidez, é melhor ir a algum médico e perguntar sobre o seu caso.

terra

Compartilhe: