13 de junho de 2024 11:45

freitasnews16

Talita Cury desenvolve iniciativas sociais que são referência no fortalecimento do Agro

Nascida em Ribeirão Preto, em meio às raízes do agronegócio, Talita Cury, 39 anos, custou um bocado a vislumbrar seu papel nos negócios da sua família. Fundado há 27 anos em Ribeirão pelos seus pais – José Amaro Cury, 82 anos, e Adriana Cury, 60 anos, – o Grupo Santa Clara é hoje uma das maiores empresas do segmento de nutrição e proteção vegetal. “Sempre acompanhei a trajetória do meu pai, viajando muito e desbravando o Brasil do Agro. Mas não me sentia parte. Não acreditava ser uma mulher do Agro”, revela. 

Por isso, em 2006, se formou em Direito. Após passar um ano fora do país, voltou decidida a estudar para prestar concurso para a Promotoria. Contudo, o exemplo inspirador de sua mãe, pioneira como mulher na empresa familiar, despertou uma nova perspectiva: contribuir diretamente com o negócio da família, de forma a também transformá-lo em um espaço igualitário, com oportunidades tanto para homens quanto para mulheres. Decidida a profissionalizar a empresa, especializou-se em Direito do Agronegócio e Gestão Empresarial e Finanças e, desde 2008, tem atuado em diversas áreas do grupo. Entre várias iniciativas, liderou a criação do Conselho de Administração das empresas, no qual ocupa uma cadeira, representando a família, junto com mais dois conselheiros independentes. Percebendo a tendência de novas formas de gestão, alinhadas aos pilares de sustentabilidade, Talita se empenhou também no planejamento estratégico e de estruturação da área de ESG (ambiental, social e de governança. Com o pilar de governança encaminhado, se dedicou a consolidar estratégias, direcionando sua atenção para o ambiental e o social.

Além de implementar e incentivar práticas ambientalmente corretas em todas as unidades, como o descarte adequado de resíduos dentro da fábrica, captação de água da chuva, contratação de prestadores de serviços alinhados com os pilares ESG, entre outras, atuou diretamente na aquisição de uma empresa de biodefensivos, a Inflora, ampliando a atuação do Grupo Santa Clara para a produção e venda desses produtos.

Com presença em 30 países, o Grupo, composto por quatro empresas, é um dos líderes nacionais no mercado de fertilizantes e biodefensivos, impulsionando uma abordagem mais responsável e eficaz na agricultura. E, em pouco tempo, a Inflora, nova marca, já se destaca como referência nacional em tecnologias sustentáveis. “Costumo dizer que os biodefensivos são soluções da natureza para combater os problemas da própria natureza. Cada tipo de produto é específico para uma cultura. A inovação está em nosso DNA. Investimos 8% do faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento. Temos uma equipe grande de pesquisadores internamente e trabalhamos também em conjunto com parceiros como Embrapa, Esalq, entre outras”, esclarece.

Paralelamente, Talita desenvolveu no Grupo duas iniciativas sociais. O programa “Damas do Agro“, destinado à integração, capacitação e valorização de mulheres, a fim de garantir cada vez mais que elas estejam formadas para assumir os cargos de liderança. “Antes era só minha mãe de mulher na empresa toda, depois eu e minha mãe, hoje as mulheres já são 30% do corpo de funcionários e esse programa está atraindo os olhares do público feminino que quer construir carreira no setor”, afirma. E o projeto “Crianças no Agro“, que visa desmistificar a visão negativa e desatualizada do setor desde a infância, atuando prioritariamente em escolas públicas, combatendo preconceitos e mostrando os benefícios que o Agronegócio moderno e responsável traz para a comunidade.

caras

Compartilhe: