freitasnews16

Dia Mundial da Terra: um dia para reflexão sobre o cuidado com o planeta

No próximo dia 22 de abril, o mundo se une e volta a sua atenção para o Dia Mundial da Terra, data que ressalta a necessidade urgente de proteger e preservar o planeta. Nesse sentido, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) enfatiza a importância da celebração deste dia para o cuidado de proteger o habitat e fazer a reflexão sobre a preservação do meio ambiente. Neste momento em que a crise climática se agrava, os impactos ambientais se tornam cada vez mais evidentes. É fundamental que os gestores municipais estejam atentos às necessidades do seu Município, para que possa criar hábitos a fim de construir uma cidade mais resiliente para enfrentamento de ocasiões adversas da natureza, como as enchentes ou a estiagem que atingiram algumas regiões recentemente. 

A CNM considera importante celebrar esta data e incentiva os Municípios a realizarem ações de conscientização dos impactos da ação humana sobre o meio ambiente e a importância da preservação do ecossistema e enfrentamento às mudanças climáticas.

Origem da data 
Foi instituído no ano de 2009 após a Assembleia-Geral das Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi inicialmente escolhida pela equipe do senador norte-americano Gaylord Nelson. Veja cinco práticas que os gestores podem implementar em seu Município para que a população possa contribuir com os cuidados em relação ao meio ambiente: 

– Construções Sustentáveis: incentivo à construção com uso de materiais e técnicas ecoeficientes. 
– Gestão Eficiente de Resíduos: implementação de programas de reciclagem, compostagem e coleta seletiva.
– Educação Ambiental:  programas sobre sustentabilidade e meio ambiente na comunidade. 
– Proteção dos Recursos Hídricos: implementação de programas de incentivo ao reuso de água, proteção de nascentes e recuperação de áreas degradadas Boa prática
O projeto Virada Ambiental é uma iniciativa apoiada pela CNM que tem o objetivo de sensibilizar os Municípios sobre a conscientização, preservação do meio ambiente e da biodiversidade. O projeto mobiliza diversos Municípios para o plantio de mudas nativas, com o intuito de revegetação de áreas degradadas. A iniciativa também promove capacitação sobre legislação ambiental e gestão ambiental. No ano de 2023, o projeto alcançou mais 200 Municípios, 17 Estados e o Distrito Federal. Dentre estes, o Município de Acreúna (GO) aderiu ao projeto, realizou o plantio de 500 mudas de árvores na nascente do Rio Veredão e conscientizou a população e os alunos da rede escolar municipal sobre a importância da conservação e a preservação da natureza. 

Foto: Toby Ord/NASA
Da Agência CNM de Notícias

Compartilhe: