28 de fevereiro de 2024 02:28

freitasnews16

Qual o melhor feijão para glicose alta? Especialistas apontam feijão que reduz o nível de açucar no sangue

feijão, que faz parte da refeição vespertina de grande parte dos brasileiros, levanta dúvidas entre pessoas diabéticas sobre qual seria o melhor para evitar glicose alta. Saiba a resposta nesta matéria.

IMPACTO DO FEIJÃO ADZUKI NA GLICOSE ALTA:

Especialistas identificaram que o Feijão Adzuki, também conhecido como feijão mungo vermelho, possui propriedades para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Cultivado em várias regiões da Ásia, esse feijão pode promover um menor risco de diabetes tipo 2 devido ao seu teor rico em fibras, que contribui para melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os picos de glicose no sangue após as refeições. Os testes realizados em tubos de ensaio e em animais também indicaram que a proteína presente no feijão azuki pode inibir a ação das alfa-glicosidases intestinais. Essas enzimas são responsáveis por decompor carboidratos complexos em açúcares menores, mais facilmente absorvíveis. Ao bloqueá-las, é possível reduzir os picos de glicose no sangue.Tal conclusão foi resultado do artigo Os efeitos dos feijões Adzuki ricos em GABA no metabolismo dos glicolipídeos, bem como na flora intestinal, em ratos diabéticos tipo 2”.

OUTRAS OPÇÕES DE FEIJÃO PARA QUEM TEM DIABETES:

Segundo o estudo, outras variedades de feijão viáveis para quem tem diabetes são:

  • Feijão Vermelho
  • Feijão carioca
  • Feijões pretos

feijão pode ser utilizado em diversas receitas, porém é importante optar por uma variedade sem adição de sal, a fim de não promover na glicose alta no sangue.

jc.

Compartilhe: