12 de junho de 2024 13:39

freitasnews16

Quais os benefícios do suco de laranja? Especialista explica

O suco de laranja é um dos mais encontrados no Brasil, seja em restaurantes e padarias ou nas casas. Com seu gosto, que pode ser mais cítrico ou mais docinho, ele conquistou grande parte dos brasileiros. E esse suco ainda é vantajoso para a saúde do organismo, viu?

A seguir, a personal e nutricionista Dra. Gisele Menezes separou alguns dos principais benefícios do suco de laranja:

Rico em Vitamina C: fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir resfriados e infecções
Antioxidantes: contém flavonóides e carotenóides que combatem os radicais livres, protegendo as células do corpo
Melhora a digestão: a fibra presente ajuda a regular o sistema digestivo
Saúde da pele: a vitamina C também é essencial para a produção de colágeno, mantendo a pele saudável e firme
Redução do risco de pedras nos rins: o citrato presente no suco pode ajudar a reduzir a formação de cálculos renais
Vale lembrar que tudo isso estará muito mais presente em um suco natural, e não nos de caixinha.

Há algum malefício?
Apesar de seus benefícios, o suco de laranja tem dois pontos negativos que fazem com que ele não possa ser consumido em excesso ou por certos grupos de pessoas. Dra. Gisele Menezes explica que ele tem alto teor de açúcar. “Isso pode contribuir para o ganho de peso e aumento dos níveis de açúcar no sangue”, explica. Por isso, diabéticos devem evitar essa bebida e quem quer emagrecer deve ter moderação. Outra questão é que o suco de laranja pode aumentar a acidez do estômago e causar azia e refluxo. Aliás, quem tem problemas gastrointestinais deve até evitar. Ademais, quem tem alguma doença nos rins precisa conferir com seu médico se pode tomar o suco.

Quantidade ideal
Segundo a nutricionista, cerca de 120 a 240 ml por dia (um copo pequeno) é considerado seguro e benéfico. “É importante não exceder essa quantidade para evitar os malefícios do consumo excessivo de açúcar”, diz.

Suco X fruta fresca
O suco de laranja é uma ótima opção para conseguir vários benefícios da fruta, como os já mencionados. Entretanto, vale lembrar que, se você quiser aproveitar as fibras da fruta, especificamente, o suco terá bem menos delas. Nesse caso, vale mais a pena consumir a laranja inteira. Dessa forma, você também vai consumir a sinefrina, um composto que auxilia na redução de gordura e acaba sumindo no suco.

terra

Compartilhe: